quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Espanha no cenário mundial


A Espanha quer melhorar as relações entre os Estados Unidos e a Europa enquanto estiver ocupando a Presidência rotativa da União Europeia (UE), a partir de janeiro, disse nesta quarta-feira o secretário de Estado espanhol para o bloco, Diego López Garrido.
Além disso, o país quer deixar para trás as divisões geradas durante o Governo do ex-presidente americano George W. Bush.
Garrido se encontra em Washington, onde se reuniu com funcionários da Casa Branca e do departamento de Estado.
"Vai ser um momento muito especial e estratégico", disse o secretário de Estado em entrevista coletiva na embaixada da Espanha em Washington.
Garrido acredita que existe "uma janela de oportunidade para relançar as relações transatlânticas" com o atual presidente dos EUA, Barack Obama, que reiterou seu compromisso com a cooperação internacional.
Em contraste, Bush não fomentou durante seu mandato a relação com o velho continente e a UE estava imersa em um período de "incerteza e confusão institucional", segundo o secretário de Estado espanhol.
Garrido vê agora um grande potencial na colaboração entre UE e EUA, em âmbitos como a reforma financeira, a mudança climática, o combate ao terrorismo e o Afeganistão, entre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário