quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Clima da Espanha

Verões secos e quentes caracterizam o clima mediterrâneo da Espanha. A influência do Atlântico e do Mediterrâneo, e o relevo montanhoso são os principais fatores que modificam o quadro geral nas diferentes regiões do país.
A altitude considerável aliada à existência de cordilheiras que se levantam como barreiras contra a penetração dos ventos marítimos, faz da meseta uma zona de traços climáticos continentais: no inverno e no verão, verificam-se temperaturas extremas; no outono e na primavera, as precipitações são pouco abundantes, mas frequentes.
A maior parte da Espanha recebe menos de 610 mm de chuvas anuais; as regiões montanhosas do norte e do centro são úmidas. Na zona centro, o inverno é muito frio, enquanto as temperaturas durante o verão podem superar os 40ºC. Como contraste, a costa mediterrânea do sul goza de um clima subtropical; Málaga tem o inverno mais suave da Europa, com 12ºC de temperatura média em janeiro. As ilhas Canárias possuem um clima tropical, quente e seco; Santa Cruz de Tenerife tem 17ºC de temperatura média anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário